CASA DOS DIREITOS

A Casa dos Direitos: Redes e Recursos para o Desenvolvimento define-se como uma iniciativa promotora de diálogo entre diversos sectores da sociedade guineense, à volta da realização de um conjunto de direitos - económicos, sociais, culturais, cívicos, ambientais - numa abordagem de identificação dos problemas e valorização das soluções. Inscreve-se num esforço conjunto de compreensão da realidade e dos desafios que se vêm colocando à paz e ao desenvolvimento.

A Casa dos Direitos quer ser um espaço de encontro e de trabalho, com um centro de recursos e sala de exposições e debates, aberto também a iniciativas de outros. A Casa tem a sua sede na mais antiga Esquadra de Bissau, cedida pelo Governo guineense, recuperada e adaptada no quadro de um projecto co-financiado pela Cooperação Portuguesa e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Cada ano a Casa canalizará esforços e mobilizará colaborações à volta de um tema - mulheres, crianças e ambiente são os temas dos primeiros três anos. O tema anual estará no centro actividades de informação, formação e sensibilização, com organizações da sociedade civil, jornalistas, professores, parlamentares. Como instrumentos de sensibilização contam-se este portal, folhetos, exposições, documentários, estudos, reportagens.

A Casa dos Direitos tem um Conselho Consultivo, que apoia a reflexão interna, enquanto que a Conferência Anual temática abrirá o debate a todos os sectores da sociedade guineense.

Todas as iniciativas serão parte de uma dinâmica de reforço da co-responsabilidade e da cooperação entre actores públicos e privados, nacionais e internacionais, favorecendo o reconhecimento mútuo. O início deste processo resulta de uma parceria alargada envolvendo organizações da sociedade civil guineense e também portuguesa e uma organização internacional: ACEP, LGDH, AD, AMIC, NEP/CES, CIDAC, RA, RENARC, Senim Mira Nassequê, Tiniguena e UICN.