sexta-feira, 21 de outubro de 2016

FEIRA DO LIVRO DA CASA - APOIE ESTA CAUSA ATÉ 10 DE NOVEMBRO


Pelo terceiro ano consecutivo, a Casa dos Direitos organiza em Dezembro a Feira do Livro, com publicações sobre direitos humanos e desenvolvimento, assim como clássicos da literatura africana e internacional.

Iniciámos, este mês, uma campanha de financiamento colectivo [crowdfunding], para recolha de fundos que permitam reforçar a mostra com mais alguns livros e garantir o seu transporte até à Guiné-Bissau.

Apoie esta causa, fazendo o seu donativo aqui até dia 10 de Novembro.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "ÂNIMA DE ALMA INTEIRA" DE IRINEU VAZ

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

ORGANIZAÇÕES FEMININAS DA GUINÉ-BISSAU DIVULGAM MEMORANDO SOBRE A CRISE POLÍTICA NO PAÍS E ACORDO CEDEAO



Diversas organizações da sociedade civil femininas na Guiné-Bissau reuniram-se em conferência de imprensa na Casa dos Direitos, para divulgar Memorando sobre o recente Acordo da CEDEAO para procurar ultrapassar o impasse político vivido no país.

As associações exigem uma maior participação das mulheres e da população em geral em todos os processos, de forma a criar os consensos necessários para garantir a estabilidade governativa e a paz social no país.





















As organizações prevêem encetar outras acções para manifestar a indignação e o desgaste que esta situação de impasse político/ institucional está a causar à população.

O memorando, assinado pelas organizações femininas, pode ser lido aqui.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

OBSERVATÓRIO ABRE CANDIDATURAS PARA ATRIBUIÇÃO
DO PRÉMIO "JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS"

O Observatório dos Direitos anuncia a abertura do concurso para a 3ª edição do Prémio "Jornalismo e Direitos Humanos".

Pelo terceiro ano consecutivo, os promotores do projecto - a LGDH, a ACEP e o CEsA - divulgam este galardão com o objectivo de reforçar o papel dos jornalistas enquanto agentes de mudança de mentalidades na sociedade guineense, estimulando a construção de uma cultura de participação democrática e cívica, com vista à promoção e à defesa dos direitos humanos.

O concurso inclui um prémio de 150.000 CFA e um conjunto de livros sobre a temática dos direitos humanos para cada uma das categorias seguintes:

a) Imprensa escrita de âmbito nacional;
b) Rádio de âmbito nacional ou comunitária;
c) Televisão de âmbito nacional ou comunitário.

O período para entrega das candidaturas começou a 14 de Outubro e termina a 22 de Novembro de 2016, nos seguintes endereços:

a) Entrega por correio eletrónico: lgdh6@hotmail.com ou observatoriodireitos.gb@gmail.com;
b) Entrega em suporte papel: Observatório dos Direitos, sito na Casa dos Direitos, Rua Guerra Mendes, Bissau.

Para mais informações, os interessados podem contactar Lassana Cassamá (96691-3331/ 95542 - 2828) e Cleunismar Silva (96651- 6718/ 95523-7186).

O Regulamento do Prémio pode ser também consultado aqui.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do Observatório dos Direitos que conta com financiamento da União Europeia e co-financiamento da Cooperação Portuguesa.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

ORA DI DIRITU: FORMAÇÃO DE DISSEMINADORES DAS BROCHURAS RELACIONADAS COM DIREITOS DAS MULHERES E DAS CRIANÇAS


A Casa dos Direitos acolheu esta semana uma formação de dois dias dirigida a membros de organizações da sociedade civil guineense que trabalham nos domínios dos direitos das mulheres e das crianças. As sessões tiveram como ponto de partida as três brochuras realizadas no âmbito do projecto Ora di Diritu sobre tráfico de crianças na Guiné-Bissau, sobre os direitos económicos das mulheres guineenses e sobre a violência contra as mulheres.

Esta formação visou essencialmente capacitar um conjunto de disseminadores que irão trabalhar com autoridades locais, polícias, animadores de rádios comunitárias e outros actores-chave da sociedade guineense nas várias regiões do país. As brochuras incluem informação de base sobre cada uma das temáticas, bem como a legislação e informação sobre a quem denunciar casos de tráfico ou de violência.



Estas brochuras inauguram a colecção Cadernos da Casa, editados pela Casa dos Direitos, com informação breve sobre temáticas relacionadas com direitos humanos na Guiné-Bissau.

O Ora di Diritu, um projecto de sensibilização e de influência políticia em direitos humanos, resulta de uma parceria entre a Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), a Associação dos Amigos da Criança (AMIC), a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) e a Tiniguena, com apoio financeiro da União Europeia e da Cooperação Portuguesa.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

MEMBROS DE ONG GUINEENSES DISCUTEM ESTUDO DIAGNÓSTICO SOBRE REDES DE ORGANIZAÇÕES NA GUINÉ-BISSAU


No passado dia 6 de Outubro, realizou-se um encontro de apresentação das conclusões do estudo As Redes de ONG na Guiné-Bissau, em que foi traçado o perfil das redes de organizações não-governamentais já extintas ou em actividade e discutidas as principais tendências.

Com esta sessão, a equipa coordenadora do estudo – Augusta Henriques, Fátima Proença e Luís Vaz Martins – pretendeu reunir reacções e comentários com vista à realização do relatório final a editar em livro, na colecção Desafios, pela Casa dos Direitos em Dezembro de 2016.


O estudo é parte integrante do projecto Articulações e Redes Não Governamentais na Guiné-Bissau, levado a cabo pela Associação para a Cooperação Entre os Povos, a Liga Guineense de Direitos Humanos, a Associação dos Amigos da Criança, a Rede Nacional das Associações Juvenis, a Rede das Rádios Comunitárias da Guiné-Bissau, a Rede Nacional de Luta contra a Violência baseada no Género e Criança e a TINIGUENA, com apoio da Cooperação Portuguesa.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

APRESENTAÇÃO E DEBATE DAS CONCLUSÕES DO ESTUDO AS REDES DE ONGs NA GUINÉ-BISSAU


A Casa dos Direitos acolhe amanhã uma sessão de apresentação e debate das conclusões do estudo AS REDES DE ONGs NA GUINÉ-BISSAU, a partir das 9h30.

Nesta apresentação a equipa coordenadora do estudo – Augusta Henriques, Fátima Proença e Luís Vaz Martins – pretende reunir reacções e comentários com vista à realização do relatório final a editar em livro pela Casa dos Direitos, em Dezembro.







Este estudo diagnóstico é parte integrante de um projecto sobre articulações e redes não governamentais na Guiné-Bissau, levado a cabo pela Associação para a Cooperação Entre os Povos, a Liga Guineense de Direitos Humanos, a Associação dos Amigos da Criança, a Rede Nacional das Associações Juvenis, a Rede das Rádios Comunitárias da Guiné-Bissau, a Rede Nacional de Luta contra a Violência baseada no Género e Criança e a TINIGUENA, com apoio da Cooperação Portuguesa.