segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ALUNOS DA UNIVERSIDADE COLINAS DE BOÉ VISITAM CASA
PARA HOMENAGEAR PROFESSOR FAFALI KOUDAWO


Para assinalar o primeiro aniversário do desaparecimento físico do Professor Dr. Flavien Fafali Koudawo, reitor e fundador da Universidade Colinas de Boé, na Guiné-Bissau (UCB-GB), a Associação Académica dos Estudantes da UCB-GB decidiu visitar a Casa dos Direitos.

A visita serviu para relembrar aquele que consideram ser um pensador e combatente da Democracia e do Desenvolvimento do país e uma pessoa que trabalhou arduamente para a afirmação do intelecto do Homem guineense e que muito gostava da Casa dos Direitos.


Para cumprir com esse desejo, mais de 60 estudantes de vários ramos de ensino, nomeadamente de Administração Pública, Gestão, Contabilidade, Direito, História, visitam as instalações da Casa dos Direitos, acompanhados pelo presidente da Associação Académica dos Estudantes da UCB-GB, Alexandre António Cunha.

Os alunos foram recebidos pela Coordenadora da Casa, Filomena Ferreira, e também pela Coordenadora do Observatório dos Direitos, Cleunismar Silva, tendo recebido informação pormenorizada sobre a história da Casa e o funcionamento das Redes e dos Recursos em prol da Paz e do Desenvolvimento. Os visitantes demonstraram-se motivados com o trabalho realizado pela Casa e pelo Observatório dos Direitos e, no fim, foram-lhes oferecidos livros para consulta na Universidade.


Agradeceram a visita guiada à Casa e comprometeram-se a voltar para dar as suas contribuições como cidadãos e técnicos em nome do bem-estar.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

MIGUILAN: MULHERES GUINEENSES 'LEVANTAM-SE'
CONTRA INSTABILIDADE POLÍTICA NO PAÍS

MIGUILAN - Mindjer di guiné nô Lanta é o nome do movimento constituído exclusivamente por mulheres guineenses que se mobilizaram para dizer "Basta!" aos episódios que desencadearam a mais recente crise política na Guiné-Bissau e que levaram ao derrube do Governo saído das eleições de 2014.


As mulheres reivindicam, entre outras coisas, a defesa da paz, da estabilidade e da democracia na Guiné-Bissau, bem como o empoderamento e a participação política das mulheres.




A apresentação oficial do movimento realizou-se a 30 de Dezembro, na Casa dos Direitos, e contou com a presença de dezenas de mulheres do movimento, que vivem no país e na diáspora, nomeadamente em nomeadamente no Senegal, Angola, Portugal, França, Holanda, Inglaterra, Brasil e Macau, bem como de diferentes convidados de todas as idades que acreditam no progresso e no desenvolvimento da Guiné-Bissau.


Leia aqui o comunicado divulgado na sessão.