quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ORA DI DIRITU: ATELIER REÚNE SOCIEDADE CIVIL E PARCEIROS
PARA DISCUTIR DIREITOS DAS MULHERES, CRIANÇAS E DETIDOS


A 23 de Setembro, a Casa dos Direitos acolheu um atelier de apresentação dos resultados dos estudos diagnósticos sobre violência contra as mulheres, os direitos económicos das mulheres, as formas de tráfico de crianças e o quadro legal dos direitos humanos na Guiné-Bissau.



A sessão de trabalho contou com a participação de várias dezenas de representantes de organizações da sociedade civil, sobretudo as mais vocacionadas para a promoção dos Direitos Humanos, além de responsáveis de instituições do Estado da Guiné-Bissau e da cooperação internacional, e permitiu discutir as principais conclusões dos diversos estudos.



Esta actividade insere-se no projecto Pelos direitos das crianças, das mulheres e dos detidos: influência politica, advocacia e sensibilização (Ora di Diritu), implementado pela Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), a Associação dos Amigos das Crianças (AMIC), a Liga Guineense de Direitos Humanos (LGDH) e a Tiniguena, e conta com financiamento da União Europeia e co-financiamento pela Cooperação Portuguesa.



Leia aqui o comunicado divulgado pela União Europeia.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS EM BISSAU ORGANIZA
CONFERÊNCIA SOBRE A VIDA E OBRA DE AMÍLCAR CABRAL

"Vida e obra de Amílcar Cabral, um exemplo de liderança servidora" é o nome da conferência que o Centro Cultural Português , em Bissau, organiza hoje - 16 de Setembro - das 16 às 18 horas.

O encontro em torno da vida e do legado de Amílcar Cabral conta com a participação do Prof. Doutor Julião Soares de Sousa, do cineasta Flora Gomes, e do músico e poeta Adriano Ferreira “Atchutchi", e é organizado em parceria com a Academia Ubuntu na Guiné-Bissau.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

CASA DOS DIREITOS APRESENTADA EM ENCONTRO "CONHECIMENTO
E COOPERAÇÃO" EM LISBOA

A iniciativa da Casa dos Direitos, enquanto conceito e expressão de cooperação no domínio dos direitos humanos na Guiné-Bissau, será apresentada este mês, a 17 de Setembro, numa reunião científica em Lisboa, 



“'Casa dos Direitos' da Guiné-Bissau: Uma aposta partilhada de cooperação numa cultura de paz e de promoção dos direitos humanos (ACEP e LGDH-GB)" é o nome da comunicação que será apresentada no 3.º Encontro Conhecimento e Cooperação, organizado pelo INA, por representantes de duas das organizações da sociedade civil promotoras deste projecto: Fátima Proença, da ACEP - Associação para a Cooperação Entre os Povos, e Luís Vaz Martins, da LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos.