quarta-feira, 24 de setembro de 2014

FILME A BATALHA DE TABATÔ CHEGA A BISSAU

Após uma digressão de duas semanas pelo interior do país, o filme A Batalha de Tabatô chega a Bissau para uma apresentação pública a 25 de Setembro, pelas 19 horas, no espaço Lenox. A entrada é gratuita.

Gravado na Guiné-Bissau em 2011, o filme de João Viana foi premiado no festival de Berlim e já foi exibido em festivais de cinema de todo o mundo. O filme fala de Tabatô, aldeia de músicos mandingas no Leste do país.

Veja aqui o trailer do filme.


REPÚBLICA DI MININUS APRESENTADO HOJE EM LISBOA
COM DEBATE SOBRE DEMOCRACIA



O filme do realizador guineense Flora Gomes, República di Mininus, é hoje apresentado em Lisboa, numa sessão que contará com a presença do Prof. Diogo Freitas do Amaral, da Universidade Lusófona e do Prof. Luís Moita, da Universidade Autónoma de Lisboa, para um debate sobre democracia.

A sessão acontece pelas 18 horas, inserida no Ciclo de Cinema Direitos e Desenvolvimento, que resulta de uma parceria entre a Plataforma Portuguesa das ONGD e o UNRIC - Centro Regional de Informação das Nações Unidas.

República di Mininus, de Flora Gomes
Num país africano em guerra, os adultos desaparecem deixando as crianças entregues à sua sorte. Perante esta ausência, as crianças organizam-se e assumem as responsabilidades e as funções sociais. De forma simbólica, reproduz-se um país estável e próspero, governado pelas crianças e no qual estas não crescem. Mas a paz vivida é interrompida pela chegada de cinco crianças-soldado que serão postas à prova pela nova sociedade.

Veja aqui o trailer do filme.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

VICE-PRESIDENTE DO CAMÕES, I.P. VISITA CASA DOS DIREITOS























De visita à Guiné-Bissau, o Vice-Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Gonçalo Marques, teve oportunidade de conhecer as instalações e o trabalho realizado pela Casa ao longo dos últimos três anos de actividade deste projecto que conta com o financiamento da Cooperação Portuguesa.

























Após uma visita guiada à Casa, Gonçalo Marques e a sua missão de acompanhamento reuniram-se com a coordenadara da Casa dos Direitos, Cadija Mané, e o presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Luís Vaz Martins, para uma breve troca de impressões sobre a Casa e sobre o Observatório dos Direitos, um projecto que conta também com co-financiamento do Camões, I.P.



BIJAGÓS, AS ILHAS SAGRADAS EM DOCUMENTÁRIO

O documentário Bijagós, as Ilhas Sagradas (ver trailer) foi ontem apresentado em estreia mundial em Lisboa, inserido na agenda do Programa Gulbenkian Próximo Futuro.






















Coprodução: LX Filmes / Programa Gulbenkian Próximo Futuro

O Arquipélago dos Bijagós situa-se na costa ocidental de África e pertence à Guiné-Bissau. Graças ao seu isolamento geográfico, os Bijagós preservaram práticas e modos de vida que só há pouco tempo tiveram contacto com o “mundo de fora”.



segunda-feira, 8 de setembro de 2014

CASA DOS DIREITOS TOMA MEDIDAS DE PREVENÇÃO
CONTRA O ÉBOLA

Diversos países da África Ocidental têm sido atingidos pelo Ébola, nomeadamente a Guiné Conacri que faz fronteira com a Guiné-Bissau. Apesar de não haver registos do vírus na Guiné-Bissau, diversas instituições e organizações do país accionaram um programa de prevenção contra a doença.

Nesse sentido, a Casa dos Direitos colocou alguns cartazes de informação sobre o Ébola, disponibilizados pelo Ministério da Saúde, e disponibiliza recipientes com água e lixívia para que todos aqueles que frequentem a Casa possam lavar as mãos à entrada e à saída do edifício.

Disponibilizamos aqui um manual elaborado pela Organização Mundial de Saúde sobre o Controlo do Contágio sobre Febres Hemorrágicas Virais no contexto dos serviços Africanos de Saúde.