sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ONG guineenses participam em formação na área da comunicação

Cerca de 10 representantes de ONG guineenses participaram esta semana numa formação de dois dias na área da comunicação, direccionada para a criação e manutenção de uma presença na internet, através de os blogues e newsletters.

Ao longo de os dois dias de formação, os participantes tiveram oportunidade de criar blogues para as suas organizações ou projectos específicos, alguns dos quais serão lançados até ao final de 2011. A formação esteve a cargo de Ana Filipa Oliveira, da ACEP.

Obras de restauro começam este mês
com apoio do ateliê guineense Arquitectos Reunidos

A primeira esquadra/prisão de Bissau vai ser transformada dentro de alguns meses na Casa dos Direitos, da Guiné-Bissau. Antes das obras de restauro, este é o aspecto geral das instalações:



Após a assinatura do contrato de adjudicação de obra para a reabilitação da Ex-Primeira Esquadra de Bissau, a empresa de construção guineense Sebastijan, Lda, cuja proposta melhor enquadrava no caderno de encargo apresentado, começou de imediato com a obra de requalificação que contou com o apoio do ateliê guineense Arquitectos Reunidos.

Este espaço contará com uma sala de formação com capacidade para 80 pessoas, uma sala de exposição, um centro de recursos e documentação, uma livraria e um espaço café, que estarão a disposição do público após a sua inauguração prevista para finais de Fevereiro do corrente ano.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jornalista portuguesa inicia amanhã
recolha de histórias de mulheres na Guiné-Bissau

A jornalista portuguesa Ana Cristina Pereira, do Público, viaja amanhã para a Guiné-Bissau onde permanecerá cerca de três semanas a recolher histórias de mulheres guineenses por todo o país. No final, as histórias serão reunidas na primeira publicação da Casa dos Direitos, cujo tema principal deste ano são os Direitos das Mulheres.

Antes da sua partida, a jornalista escreveu uma crónica para o jornal Público:

Guiné-Bissau, para mim, não será "mais uma" viagem. É, sim, o meu projecto de voluntariado no Ano Europeu do Voluntariado 

Texto de Ana Cristina Pereira • 19/10/2011 - 09:00
Era a mais antiga esquadra da Guiné-Bissau. Está a ser transformada na Casa dos Direitos. Por estes dias, a Fátima Proença, da Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP), anda por lá, às voltas com o empreiteiro. Levar-me-á à obra nesta quinta-feira, quando despertar da minha primeira noite em Bissau.

Há uns meses, sentou-se no chão de uma livraria, no centro do Porto, com um monte de papéis à frente. Traçou-me um diagnóstico: as organizações não governamentais da Guiné-Bissau têm dificuldades em combinar estratégias para defender os direitos humanos; padecem de escassez de recursos; falta-lhes conhecimento especializado, informação de qualidade.